segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Jó 2


Num outro dia os anjos vieram apresentar-se ao Senhor, e Satanás também veio com eles para apresentar-se.
E o Senhor disse a Satanás, "De onde você vem? " Satanás respondeu ao Senhor: "De perambular pela terra e andar por ela".
Disse então o Senhor a Satanás: "Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal. Ele se mantém íntegro, apesar de você me haver instigado contra ele para arruiná-lo sem motivo". 
Jó 2:1-3

O inicio desse capitulo lida com satanás novamente indo à presença de Deus e sendo questionado se ele havia visto o fato de Jó ter se mantido integro mesmo após ter perdido tudo.
Algumas vezes fui questionado por amigos filósofos quanto à citação de Deus haver sido instigado por satanás contra Jó como diz o texto e isso implicar diretamente na questão então de Deus ser “influenciável” então proponho o seguinte raciocínio: Deus não é influenciável no sentido que pessoas são influenciáveis, pessoas são influenciáveis no sentido de mudarem suas posturas por algo que pareça mais interessante, já no caso de Deus eu preciso ler esse texto focado no contexto do capitulo um, onde tudo surge da afirmação de satanás que o fato do homem servir a Deus é por conta de Deus “favorecer” aqueles que o servem logo Deus compra o amor daqueles que o cercam, então Deus se permite mostrar a satanás que o verdadeiro relacionamento com Deus é baseado em liberdade e não em ação de mérito e demérito, uma vez que o homem não é merecedor de nenhum beneficio perante Deus, sendo assim Deus não é influenciável.

"Pele por pele! ", respondeu Satanás. "Um homem dará tudo o que tem por sua vida.
Estende a tua mão e fere a sua carne e os seus ossos, e com certeza ele te amaldiçoará na tua face. "
O Senhor disse a Satanás: "Pois bem, ele está nas suas mãos; apenas poupe a vida dele".
Saiu, pois, Satanás da presença do Senhor e afligiu Jó com feridas terríveis, da sola dos pés ao alto da cabeça. 
Jó 2:4-7

Satanás fica transtornado com a atitude de Jó então resolve propor a Deus que ele (Jó) não seria mais fiel se Deus permitisse que o tocasse na carne, se ele sentisse dor, satanás empreende então numa investida de minar o amor e fidelidade de Jó baseado em infringir lhe uma dor agoniante que tomasse todo seu corpo...

Então Jó apanhou um caco de louça com o qual se raspava, sentado entre as cinzas.
Então sua mulher lhe disse: "Você ainda mantém a sua integridade? Amaldiçoe a Deus, e morra! "
Ele respondeu: "Você fala como uma insensata. Aceitaremos o bem dado por Deus, e não o mal? " Em tudo isso Jó não pecou com os lábios. 
Jó 2:8-10

Qual é o ponto mais degradante e excruciante que uma situação pode provocar em um homem? Jó esta com o corpo tomado por ulceras (Feridas) e visto a dor e coceira que ele esta sentindo ele passa a se coçar com um caco de louça...meus queridos a cada vez que você se coça com um caco você abre uma nova ferida dentro da ferida já existente e ainda que você esteja sentado em cinzas como ele estava as infecções com certeza vão tomar conta dos ferimentos e automaticamente você vai se coçar novamente assim mantendo um ciclo de dor atroz e sem trégua, no meio disso a mulher de Jó espana e diz a ele que é melhor amaldiçoar a Deus e morrer, aqui devemos abrir um parênteses por conta de sempre eu ter ouvido pastores e irmãos em geral criticando duramente a mulher de Jó sem levar em conta o estresse e situação que essa mulher estava vivendo, ora sejamos realistas quem vai estar bem após perder tudo que tem, ver os filhos morrerem e por fim ver o próprio marido sendo apodrecido vivo? A mulher de Jó esta sobre uma pressão psicológica muito intensa, então ela fala com Jó sob a ótica do desespero...mas o mais interessante é a forma como Jó responde a ela, ele subjuga a própria vida e diz que ela fala como alguém insensato, mas ele assim o diz pois ela em seu desespero pede para que ele amaldiçoe a Deus então Jó alude ao fato deles terem aceitado o bem oriundo de Deus e que agora eles deveriam  aceitar também o mal sem de forma nenhuma amaldiçoar a Deus...
Jó nesse momento esta exposto ao completo abandono, pois os filhos dele estão mortos a esposa esta em crise e completamente desacreditada dele...o que sobra a um homem desse? Na mente de Jó sobra se apegar a Deus e aceitar viver a situação que esta proposta sem alterar sua visão de Deus. O grande desafio para nossa vida é continuar firmes em Deus independente de qualquer situação que se apresente a nós.
Não é fácil lidar com as decepções da vida, mas devemos continuar vivendo independente do que ocorra...logicamente isso não será fácil, mas o exemplo de Jó alude a um tipo de pessoa totalmente comprometida com os valores que acredita, pois a mulher dele afirmou que mesmo naquela situação ele continuava integro...a pergunta é até onde vai minha integridade?

Quando três amigos de Jó, Elifaz, de Temã, Bildade, de Suá, e Zofar, de Naamate, souberam de todos os males que o haviam atingido, saíram, cada um da sua região, e combinaram encontrar-se para mostrar solidariedade a Jó e consolá-lo.
Quando o viram à distância, mal puderam reconhecê-lo e começaram a chorar em alta voz. Cada um deles rasgou o manto e colocou terra sobre a cabeça.
Depois se assentaram no chão com ele, durante sete dias e sete noites. Ninguém lhe disse uma palavra, pois viam como era grande o seu sofrimento. 
Jó 2:11-13

O fim do segundo capitulo mostra o surgimento dos amigos de Jó que mais a frente travaram um longo dialogo com o mesmo, mas esses homens podem também ser encarados como uma representação do lidar religioso frente ao sofrimento humano.
A atitude desses homens é louvável no sentindo de irem consolar alguém que esta terrivelmente abatido e quando se aproximam de Jó não conseguem nem reconhece-lo direito visto o estado físico deplorável que ele se encontrava e o que sobra a esses homens é rasgar suas veste em sinal de tristeza e alçar o choro mais dolorido da alma por conta do sofrimento alheio, eles jogam terra sobre a cabeça e se assentam ao lado de Jó e passam sete dias inteiros sem proferir uma só palavra.
A religião muitas vezes frente ao sofrimento humano tende a mostrar-se preocupada, triste, desesperada com a situação, mas normalmente cessa ai a comoção num silêncio...Jó esta a frente desses homens sendo potrefado vivo e não recebe nenhum tipo de auxilio deles...comoção sem ação não significa nada, posso ficar transtornado por você não ter acesso a alimentação, mas isso não vai resolver sua fome o que irá resolver será eu me dispor a lhe levar alimento, você deve se dispor não a somente ficar triste pelo sofrimento, mas sim promover a solução do problema, isso sim é obra de Deus, fora disso não passará de comoção religiosa e nada mais.    

Ao doce Raboni

Nenhum comentário:

Postar um comentário