domingo, 14 de outubro de 2012

Jó 1


Na terra de Uz vivia um homem chamado Jó. Era homem íntegro e justo; temia a Deus e evitava o mal.
Tinha ele sete filhos e três filhas,
e possuía sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas parelhas de boi e quinhentos jumentos, e tinha muita gente a seu serviço. Era o homem mais rico do oriente. 
Jó 1:1-3

Algo que dificilmente passa despercebido aos olhares externos é o fato de alguém ser íntegro, quando erramos as criticas com certeza vem e com elas os julgamentos públicos, mas quando conseguimos por prolongado tempo manter um “padrão” de comportamento quem nos conhece passa a nutrir por nós uma visão bastante sólida no sentido de passarmos a ser modelos de comportamento, Jó vivia isso ele era um homem rico para os padrões da época e era admirado por tal posição e mais que isso era admirado pela retidão de postura perante a vida publica e com Deus sendo encarado como um homem com discernimento o suficiente para não se envolver com o mal de qualquer espécie que fosse.
O grande ensinamento do inicio desse livro é que são mentirosa as afirmações do tipo “para ser bem sucedido financeiramente tenho de roubar ou passar a perna em alguém” ou ainda àquela afirmação bem comum “Quem é honesto não prospera na vida”.
Jó acumulou de forma honesta um patrimônio invejável, mas seu maior bem residia em sua fé em Deus e em seus desígnios.

Seus filhos costumavam dar banquetes em casa, um de cada vez, e convidavam suas três irmãs para comerem e beberem com eles.
Terminado um período de banquetes, Jó mandava chamá-los e fazia com que se purificassem. De madrugada ele oferecia um holocausto em favor de cada um deles, pois pensava: "Talvez os meus filhos tenham lá no íntimo pecado e amaldiçoado a Deus". Essa era a prática constante de Jó. 
Jó 1:4-5

A família de Jó seguia a rotina normal de qualquer família brincavam, riam e comiam junto, mas o mais impressionante de tudo isso é que Jó se preocupava em oferecer sacrifício por todos seus filhos, pois talvez os mesmo houvessem pecado contra Deus e o lado lindo disso é que mostrava o compromisso de Jó, mas na prática ninguém pode espiar pecados de ninguém, a atitude de Jó era plasticamente linda, mas especificamente nula então podemos ter aqui duas regras importantes:
1° Lembre sempre de orar por seus filhos e pelas pessoas de seu convívio.
2° Mas entenda que perdão de pecados é uma atitude particular, ninguém pode pedir perdão por ninguém.

Certo dia os anjos vieram apresentar-se ao Senhor, e Satanás também veio com eles. 
Jó 1:6

Como estou utilizando uma tradução bíblica NVI o termo apresentando no versículo acima é que “anjos” vieram se apresentar diante do Senhor, mas também em outras traduções o termo filhos de Deus aparece no mesmo local o que levou a uma serie de estudos e questionamentos teológicos por parte de muitos eruditos, mas no momento por conta de não querer tornar-me exaustivo apenas me aterei a dizer que a palavra “anjos” seria o melhor termo a ser empregado com base nos estudos de R.N Champlin.
Algo que precisa ser claramente alertado aqui é que essa situação de satanás ter acesso à presença de Deus não é algo recorrente em outros pontos da bíblia, sendo que em hipótese nenhuma esse texto fundamenta ou dá base para afirmar que satanás pode ter acesso a Deus quando ele desejar sendo essa uma ação pontual e sem recorrência no Novo Testamento.

O Senhor disse a Satanás: "De onde você veio? " Satanás respondeu ao Senhor: "De perambular pela terra e andar por ela".
Disse então o Senhor a Satanás: "Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal".
"Será que Jó não tem razões para temer a Deus? ", respondeu Satanás.
"Acaso não puseste uma cerca em volta dele, da família dele e de tudo o que ele possui? Tu mesmo tens abençoado tudo o que ele faz, de modo que todos os seus rebanhos estão espalhados por toda a terra.
Mas estende a tua mão e fere tudo o que ele tem, e com certeza ele te amaldiçoará na tua face. "
O Senhor disse a Satanás: "Pois bem, tudo o que ele possui está nas suas mãos; apenas não encoste um dedo nele". Então Satanás saiu da presença do Senhor. 
Jó 1:7-12

Deus não deixa passar despercebido a presença de satanás em meio a seus anjos e começa a indaga-lo quanto ao local de onde ele estava vindo, o mesmo responde que de dar um “passeio” pela terra e tem inicio os eventos que dão norte a todo o livro.
Deus diz a satanás se ele havia reparado em Jó um ser humano e servo muito diferente da grande maioria e satanás lança uma pergunta que coloca em xeque o caráter de Jó e do próprio Deus dando a entender que Deus havia “escolhido” Jó como um queridinho e a este cercava e protegia de tudo e todos e nisso estava baseado o fato de Jó ser diferente, pois ora se Deus lhe dá tudo o mínimo era Jó se comportar para assim manter os privilégios.
A resposta de satanás ainda inclui que se os benefícios fossem cortados ele (Jó) blasfemaria na face de Deus; aqui cabe uma importante reflexão no sentido dos tipos de mensagem que circulam no meio evangélico principalmente neo pentecostal no tocante a termos de sempre vencer financeiramente e materialmente na vida e que se algo vai mal nesse sentido devemos pressionar a Deus e “exigir” nossos direitos, bem com base nesse texto e ao cruza-lo com os ensinos de Jesus no Novo Testamento posso afirmar que satanás espera realmente isso!!! ... que você questione a Deus sobre o que tem acontecido em sua vida de forma a romper seu relacionamento com Ele se  a situação não sofrer mudança, toda afirmativa no sentido de colocar Deus contra a parede ou todo relacionamento que se baseia em receber algo de Deus para ser efetivo NÃO é um relacionamento bíblico e sim uma afronta ao caráter de Deus, pois Deus não barganha nem faz conchavos com ninguém como deixa claro no versículo 12.
Reveja sempre onde está o centro de seu contato com Deus e de onde vem sua motivação em viver para Ele.

Certo dia, quando os filhos e as filhas de Jó estavam num banquete, comendo e bebendo vinho na casa do irmão mais velho,
um mensageiro veio dizer a Jó: "Os bois estavam arando, e os jumentos estavam pastando por perto,
e os sabeus atacaram e os levaram embora. Mataram à espada os empregados, e eu fui o único que escapou para lhe contar! "
Enquanto ele ainda estava falando, chegou outro mensageiro e disse: "Fogo de Deus caiu do céu e queimou totalmente as ovelhas e os empregados, e eu fui o único que escapou para lhe contar! "
Enquanto ele ainda estava falando, chegou outro mensageiro e disse: "Vieram caldeus em três bandos, atacaram os camelos e os levaram embora. Mataram à espada os empregados, e eu fui o único que escapou para lhe contar! "
Enquanto ele ainda estava falando, chegou ainda outro mensageiro e disse: "Seus filhos e suas filhas estavam num banquete, comendo e bebendo vinho na casa do irmão mais velho,
quando, de repente, um vento muito forte veio do deserto e atingiu os quatro cantos da casa, que desabou. Eles morreram, e eu fui o único que escapou para lhe contar! " 
Jó 1:13-19

A vida não é um estado seguro de existência sabemos nesse caso de Jó que havia a mão de satanás por trás de cada desgraça que se abatia sobre a vida dele, mas em nossa vida independente das ações e investidas de satanás precisamos ter ciência que a intempéries da vida podem se abater sobre nós a qualquer momento não significando isso em nada que Deus nos ame menos ou que ele nos esqueceu.

Ao ouvir isso, Jó levantou-se, rasgou o manto e rapou a cabeça. Então prostrou-se no chão em adoração,
e disse: "Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor ".
Em tudo isso Jó não pecou nem de nada culpou a Deus. 
Jó 1:20-22
Lidar com momentos de extrema dor nem sempre é algo fácil, quando o desespero nos atinge ficamos sem a ciência de para onde correr e Jó se viu no olho desse furacão e no meio desse desespero ele rasga suas vestes em sinal da profunda tristeza e desespero que haviam atingido sua alma e tira dali forças para prostrar-se e adorar a Deus...o conceito de adoração só pode realmente ser medido na vida de uma pessoa quando ela é capaz de reconhecer a grandeza e soberania de Deus mesmo em meio ao caos...a adoração desse homem encontra um clímax quando ele afirma que veio a esse mundo sem nenhum bem e que sairia dessa desse mundo também sem levar nada e que o poder de conceder ou retira algo estava em Deus e nisso ele louvava o nome de Deus....
Do seio de sua maior crise Jó tirou uma frase de profunda ação na vida de qualquer pessoa, queridos sua vida vai muito além de tudo que pode ser agregado a ela, pessoas que enfocam demais aquilo que a mão pode tocar tendem a se esquecer de Deus quando não se há mais nada a tocar...um microfone na mão de quais líder religioso que for falar sobre adoração só será bem utilizado se o mesmo souber em sua própria vida o que é reconhecer a grandeza de Deus no meio da tempestade, nem louvores, nem pregação, nem testemunhos miraculosos serão mais ricos que uma experiência de adoração em meio ao caos, Jó saiu justificado do meio desse ato pois em nada culpou a Deus, isso é um alerta para todos nós quando culpamos a Deus pelas mazelas da vida....pense nisso....

Ao doce Raboni

2 comentários:

  1. opá sou o primeiro legal, adorei as pasagens e os seus comentários parabéns pela iniciativa, quantos e quantos Rabonis precisamos para compartilhar os princípios de Deus. abraços Nilton (Bom Pastor).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu querido estamos juntos na busca desse doce Raboni que é Jesus Cristo....abraços.

      Excluir