quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Uma Igreja chamada familia

Quando faço uma breve reflexão sobre a pergunta retórica de Jesus em Mateus capítulo 12 versos 38b: “... quem é minha mãe e quem são meus irmãos?...”, penso inevitavelmente em uma idéia um tanto utópica de igreja e família, pois o que levaria o Mestre a dizer tal palavra? Será que Ele não tinha muito apreço por seus familiares? Ou será que a instituição família como conhecemos esta errada?

Sabe penso que Jesus queria dizer às pessoas que o que nos torna família de Deus é o fato de querermos que Ele (Deus) seja o verdadeiro motivo de nossas vidas e isso só se dá quando vivemos e levamos a serio o Evangelho, ou seja, como Ele mesmo disse quando ouvimos e guardamos ou em uma tradução livre “vivemos” a Palavra de Deus.

A verdadeira igreja surge quando as pessoas entendem que somente ouvindo e vivendo no dia a dia os valores da Palavra passarão a ser de fato filhos de Deus e isso as tornam irmãos e por conseqüência uma verdadeira família segundo as palavras do próprio Jesus que afirmou que os que assim fazem vivendo e obedecendo a Palavra são irmãos, irmãs dEle.

A igreja só será uma família se os que nela estiverem forem pessoas dispostas a viver o Evangelho e a família só será uma família abençoada se levar os valores da igreja que é o Evangelho para dentro de sua casa.

Em toda bíblia podemos ver Deus ser revelado como um Pai amoroso, cuidadoso e bom, mas podemos ver também um lado maternal de Deus ser revelado quando, por exemplo, lemos em Isaias 49:15, "Será que uma mãe pode esquecer do seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Embora ela possa se esquecer, eu não me esquecerei de você” ( NVI)

Ou quando Jesus olhando para Jerusalem profere: "Jerusalém, Jerusalém, você, que mata os profetas e apedrejas os que lhe são enviados! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram.” ( Lucas 13:34 NVI).

Deus é espirito não é homem nem mulher mas revela a humanidade um amor impar que só poderiamos entender por uma figura de linguagem ou uma alusão ao amor maternal ou paternal, sendo assim Ele demonstra a totalidade desse amor entregando seu unico filho Jesus para que pelo seu sacrificio pudessemos ser adotados por Ele e a unica coisa que o Pai espera é que vivamos em paz uns com os outros a luz das palavras dEle.

Por isso o mestre resumiu toda lei e os profetas ou seja a TORÀ ou Antigo testamento se preferir em dois pontos basicos conforme a narrativa de Mateus capitulo 22 dos versos 35 á 40:Um deles, perito na lei, o pôs à prova com esta pergunta:Mestre, qual é o maior mandamento da Lei? Respondeu Jesus: Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: Ame o seu próximo como a si mesmo. “Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas”. (NVI)

No começo desse pequeno texto disse que de certa forma é uma utopia vivermos dessa forma, mas nós como filhos de Deus não podemos nos conformar com um viver indiferente a quem convive comigo no mesmo ambiente de oração e louvor a Deus.

Queridos mais que nunca essa é uma ótima hora para vivermos a utopia de encarar o próximo como a mim mesmo e assim viver a idéia de uma igreja que é uma família para que assim minha família também possa se tornar uma igreja.

Ao doce Raboni.

6 comentários:

  1. Que benção!! O grande problema da nossa igreja e que não é em nada novo é o amar ao próximo, nossa grande dificuldade. E quando há união, há bençãos. Indico a leitura "A união do Grupo..." no meu blog anasrodrigues.blogspot.com. Fica na santa paz amado

    ResponderExcluir
  2. A PAZ IRMÃO MUITO LINDO O BLOG QUE DEUS ABENÇOE CADA VEZ MAIS.JÁ ESTOU TE SEGUINDO, NOS SIGA TAMBÉM. http://mulherescomasmarcasdecristo.blogspot.com e nos indique em seu blog.

    ResponderExcluir
  3. Graça e paz, sempre!

    Passei por aqui para conhecer seu blog.
    Estou procurando bons blogs para compartilhar.

    Já estou te seguindo.

    Ficaria muito feliz se puder me visitar.
    Se quiser me seguir também será um prazer para mim.

    Abraço em Cristo,

    Sandro
    http://oreinoemnos.blogspot.com/
    Te espero lá.

    ResponderExcluir
  4. Paz meu irmão,que bençao ter vc como parceiro ministerial. vamos usar essa rede social para anunciar o nosso Senhor Jesus....pois ele muito em breve estará voltando amém....fica na Paz e parabéns pelo seu blog muito bom.....

    ResponderExcluir
  5. Amei! Que Deus o abençoe..
    Já estou seguindoo, abração!

    ResponderExcluir
  6. De fato, o amor deve reinar no corpo de Cristo... Graça e paz, abraço!

    ResponderExcluir