quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Uma Igreja chamada familia

Quando faço uma breve reflexão sobre a pergunta retórica de Jesus em Mateus capítulo 12 versos 38b: “... quem é minha mãe e quem são meus irmãos?...”, penso inevitavelmente em uma idéia um tanto utópica de igreja e família, pois o que levaria o Mestre a dizer tal palavra? Será que Ele não tinha muito apreço por seus familiares? Ou será que a instituição família como conhecemos esta errada?

Sabe penso que Jesus queria dizer às pessoas que o que nos torna família de Deus é o fato de querermos que Ele (Deus) seja o verdadeiro motivo de nossas vidas e isso só se dá quando vivemos e levamos a serio o Evangelho, ou seja, como Ele mesmo disse quando ouvimos e guardamos ou em uma tradução livre “vivemos” a Palavra de Deus.

A verdadeira igreja surge quando as pessoas entendem que somente ouvindo e vivendo no dia a dia os valores da Palavra passarão a ser de fato filhos de Deus e isso as tornam irmãos e por conseqüência uma verdadeira família segundo as palavras do próprio Jesus que afirmou que os que assim fazem vivendo e obedecendo a Palavra são irmãos, irmãs dEle.

A igreja só será uma família se os que nela estiverem forem pessoas dispostas a viver o Evangelho e a família só será uma família abençoada se levar os valores da igreja que é o Evangelho para dentro de sua casa.

Em toda bíblia podemos ver Deus ser revelado como um Pai amoroso, cuidadoso e bom, mas podemos ver também um lado maternal de Deus ser revelado quando, por exemplo, lemos em Isaias 49:15, "Será que uma mãe pode esquecer do seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Embora ela possa se esquecer, eu não me esquecerei de você” ( NVI)

Ou quando Jesus olhando para Jerusalem profere: "Jerusalém, Jerusalém, você, que mata os profetas e apedrejas os que lhe são enviados! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram.” ( Lucas 13:34 NVI).

Deus é espirito não é homem nem mulher mas revela a humanidade um amor impar que só poderiamos entender por uma figura de linguagem ou uma alusão ao amor maternal ou paternal, sendo assim Ele demonstra a totalidade desse amor entregando seu unico filho Jesus para que pelo seu sacrificio pudessemos ser adotados por Ele e a unica coisa que o Pai espera é que vivamos em paz uns com os outros a luz das palavras dEle.

Por isso o mestre resumiu toda lei e os profetas ou seja a TORÀ ou Antigo testamento se preferir em dois pontos basicos conforme a narrativa de Mateus capitulo 22 dos versos 35 á 40:Um deles, perito na lei, o pôs à prova com esta pergunta:Mestre, qual é o maior mandamento da Lei? Respondeu Jesus: Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: Ame o seu próximo como a si mesmo. “Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas”. (NVI)

No começo desse pequeno texto disse que de certa forma é uma utopia vivermos dessa forma, mas nós como filhos de Deus não podemos nos conformar com um viver indiferente a quem convive comigo no mesmo ambiente de oração e louvor a Deus.

Queridos mais que nunca essa é uma ótima hora para vivermos a utopia de encarar o próximo como a mim mesmo e assim viver a idéia de uma igreja que é uma família para que assim minha família também possa se tornar uma igreja.

Ao doce Raboni.

5 comentários:

  1. Que benção!! O grande problema da nossa igreja e que não é em nada novo é o amar ao próximo, nossa grande dificuldade. E quando há união, há bençãos. Indico a leitura "A união do Grupo..." no meu blog anasrodrigues.blogspot.com. Fica na santa paz amado

    ResponderExcluir
  2. A PAZ IRMÃO MUITO LINDO O BLOG QUE DEUS ABENÇOE CADA VEZ MAIS.JÁ ESTOU TE SEGUINDO, NOS SIGA TAMBÉM. http://mulherescomasmarcasdecristo.blogspot.com e nos indique em seu blog.

    ResponderExcluir
  3. Paz meu irmão,que bençao ter vc como parceiro ministerial. vamos usar essa rede social para anunciar o nosso Senhor Jesus....pois ele muito em breve estará voltando amém....fica na Paz e parabéns pelo seu blog muito bom.....

    ResponderExcluir
  4. Amei! Que Deus o abençoe..
    Já estou seguindoo, abração!

    ResponderExcluir
  5. De fato, o amor deve reinar no corpo de Cristo... Graça e paz, abraço!

    ResponderExcluir