domingo, 23 de agosto de 2009

Pai nosso


Estava com alguns queridos irmãos e pensávamos juntos em um lindo texto da Palavra que desejo compartilhar com os amados.
Esse texto está registrado no evangelho segundo Lucas no capitulo de numero onze do versículo um a seguir

¶ E aconteceu que, estando ele a orar num certo lugar, quando acabou, lhe disse um dos seus discípulos: Senhor ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos.
E ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu.
Dá-nos cada dia o nosso pão cotidiano;
E perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a qualquer que nos deve, e não nos conduzas em tentação, mas livra-nos do mal.

Quando fazemos a leitura deste texto podemos observar que após um período de afastamento de Jesus do meio dos discípulos afim de orar, esse acontecimento causa um desejo nos discípulos que é o desejo de aprender como relacionar-se com o Pai através da oração.

E Jesus vendo o desejo deles os ensina um modelo belíssimo de como conversar com Pai e é justamente sobre esse modelo que eu quero escrever um pouco.

Quando Jesus diz Pai nosso que estás nos Céus aqui eu posso entender que Jesus começa ensinando seus discípulos que quando se achegarem a Deus através da oração eles devem se lembrar que Deus estás nos Céus e isso equivale a dizer que é bom que o homem se lembre de sua posição diante de Deus quando se aproxima dEle, pois hoje é muito comum as pessoas darem ordens em Deus ou mandarem que Ele faça as coisas assim ou assado e Jesus deixa claro que devemos entender que o Pai é o Senhor e não um bonequinho no qual podemos dar as ordens que quisermos, querido pare e pense como tem sido seu momento de oração com o Pai? Tem sido apenas um momento de pedidos ou tem sido uma experiência de conversa com um Pai de amor?

Ele diz Santificado seja seu nome, o nome de Deus é santificado quando minhas atitudes diante das pessoas apontam para isso, existem muitas pessoas que desacreditaram de Deus e de sua palavra pelo fato de que outras pessoas que professam a fé em Deus só terem tido atitudes que escandalizam o nome de Deus, Santificado seja o teu nome é um convite a viver de uma forma onde as pessoas olhem suas atitudes e possam dizer verdadeiramente Deus é bom.

Quando o texto diz venha nós o teu reino e seja tua vontade assim na terra como no céu, podemos fazer o seguinte paralelo:

Qualquer lugar onde a vontade de Deus é feita plenamente pode ser chamado de Céu, pois ali onde a vontade de Deus é realizada existe gozo, paz, misericórdia, graça, salvação, libertação, transformação.
O céu pode ser em sua casa, seu trabalho, sua escola, sua igreja desde que lá a vontade de Deus esteja sendo realizada, pois o que faz o céu ser céu é a vontade de Deus ser realizada ali.

Sendo que inferno é justamente o oposto qualquer lugar onde a vontade de Deus não é realizada ali é o inferno, o inferno é muitas vezes um lar quando o esposo chega alcoolizado e agride a mulher e os filhos, é quando o filho drogado rouba tudo em casa para sustentar o vicio, é a esposa que trai o marido e vice versa, é a menina que muito jovem já se entrega a prostituição é uma sociedade que inverte os valores morais em nome de uma tal pós modernidade.

O pão nosso de cada dia nos dá hoje não é um convite para que peçamos a Deus pão e isso se torna claro quando prestamos atenção a alguns versículos antes onde o Mestre ensina a não estarmos inquietos pelo que havemos de comer ou de vestir, pois Deus sabe que precisamos de tais coisas, mas que busquemos sim o reino dos céus e sua justiça e as demais coisas nos seriam acrescentadas então o que seria esse pão nosso de cada dia quando eu leio o texto a seguir eu entendo que é o pão de cada dia.

João 6
26
Jesus respondeu-lhes, e disse: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes.
27
Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou.
28
¶ Disseram-lhe, pois: Que faremos para executarmos as obras de Deus?
29
Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou.
30
Disseram-lhe, pois: Que sinal, pois, fazes tu, para que o vejamos, e creiamos em ti? Que operas tu?
31
Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: Deu-lhes a comer o pão do céu.
32
Disse-lhes, pois, Jesus: Na verdade, na verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu; mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu.
33
Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo.
34
Disseram-lhe, pois: Senhor, dá-nos sempre desse pão.
35
E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.

Jesus é o pão nosso de cada e é esse pão que devemos diariamente pedirmos ao Pai, pois Jesus verdadeiramente matará a nossa fome e nossa sede esse é verdadeiro pão descido do céu.

E o Mestre termina ensinando que tratemos os nossos irmão da forma como eu queira ser tratado por Deus pois leia atentamente o que diz o texto:
“ perdoa nossos pecados assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”
Sim eu pelo texto eu estou pedindo ao Pai que me trate da mesma forma que eu tenho tratado meu irmão e isso é muito serio.

Que o Senhor nos ajude a cada dia mais e mais compreender sua palavra e seu ensinamentos para que o nome dEle venha a ser glorificado através de nossa vidas.

Ao doce Raboni

Nenhum comentário:

Postar um comentário