quinta-feira, 28 de maio de 2009

Limpadores de vitrine

Hoje enquanto me dirigia ao trabalho passei em frente de uma loja que ostentava uma enorme vitrine e o que me chamou a atenção foi um funcionário da loja que a limpava, a vitrine era formada por quatro grandes vidros e os dois primeiros estavam extremamente limpos visto que se podia enxergar perfeitamente o que havia dentro da loja já o terceiro vidro ele ainda limpava e o ultimo estava ainda cheio de uma especie de espuma que tornava muito dificil se enchergar do outro lado.
Jesus foi um limpador de vitrines nos dias dEle, Ele trouxe a terra uma otica nova sobre a vida e sobre Deus limpando uma vitrine suja pelo egoismo, maldade, pecado que os homens olhavam e quase nada podiam ver do outro lado. A vitrine estava tão suja que valores morais não podiam ser vistos, que dignidade de meu próximo não podia ser vista, que o amor de Deus não podia ser visto e isso limitava as pessoas a tentarem cada um a seu modo adivinhar o que havia do outro lado da vitrine e hoje eu sou convidado por Jesus a tambem ser um limpador de vitrines e a mostrar ao mundo que quando limpa a vitrine da vida poder revelar do outro lado uma realidade que eu nunca vi...
e essa realidade é que existe um Pai amoroso e bom que cuida de seus filhos para que esses não se percam mas encontrem na vitrine Jesus que é o caminho da vida eterna...
ao doce Raboni...

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Repensando minha visão sobre Deus

Atos 17.22 á 33



Quando estamos rodeados de pessoas que expressam algum tipo de inclinação religiosa se torna simplesmente sem propósito perguntar se Deus existe ou se Ele é real e nem é esse o propósito que tenho em mente, pois parto do pré suposto de que Deus existe e é real, mas a indagação que ocorre é na verdade o que é Deus? Ou quem é Deus? Ou ainda como eu me relaciono com Deus e Ele comigo? E quero nesse ensaio tecer uma serie de pensamentos sobre as questões acima e também sobre outras que surgirão a medida que formos nos aprofundando nesse pensamento.
Quando Paulo discursa no areópago, ele oferece a aqueles homens uma visão sobre Deus que simplesmente aqueles homens nunca cogitaram e suas palavras com toda certeza provocaram arrepios naqueles homens que tinham em suas mentes uma visão de Deus bem diferente da apresentada por Paulo.
Em nossos dias infelizmente a grande parte das pessoas que estão nas igrejas cristãs tem uma visão de Deus muito contaminada pelo helenismo (cultura grega) e por uma serie de serias distorções que a igreja ao longo dos anos trouxe a respeito de Deus e de seu relacionamento com a humanidade.
Num primeiro momento quero trazer a mente a visão que os helênicos tinham sobre Deus e assim então aplicar essa visão a como hoje grande parte dos cristãos enxergam Deus.

Deus no imaginário Grego:

Deus é um ser impassível, imutável, indiferente os gregos vão dizer Deus é o organizador do cosmo ou seja por traz de toda ordem existente a uma divindade controladora.
Os gregos tem Deus como um ser sem carência alguma, tão absoluto que nada pode afeta-lo e esse pensamento se impregnou tão forte no imaginário que
Justino um dos pais da Igreja, dizia que Deus é impassível e imutável.
Assim temos o conceito de uma apatia divina( apatheia, em grego) que segundo Paulo Roberto Gomes se traduz em fisicamente = imutabilidade, psiquicamente = insensibilidade, eticamente = liberdade.

A filosofia grega tem como inadequado um Deus mutável, plural, relacional e sensível ao sofrimento, segundo os grego o divino tem de ser impassível caso contrario não seria divino, imóvel, uno e auto-suficiente, tornando-se oposto ao mundo móvel sofredor e disperso.

Os deuses do panteão grego sempre foram conhecidos por interagirem com os mortais de forma implacável e interesseira sem levar em conta liberdade, dignidade, nem nada concernente ao seres humanos assim sendo eles (os gregos) tem uma visão que indiretamente muitas correntes cristãs abraçaram sem fazer o menor filtro e dizem ser isso a correta visão de Deus e eu quero propor repensar pilares do pensamento grego:

1. Onipotência do deus grego:

É a concentração em um único ser de um poder dominador capaz de subjugar os demais seres inferiores pela força de seu braço independente da vontade do ser humano onde não existe por parte do homem opção de escolha.
Quando eu encaro Deus como um rei tirano que em sua força fará o homem fazer o que Ele independente da vontade do próprio homem quer eu creio em um deus grego.Visto que conceitos como livre arbítrio e amor foram deixados de lado em nome da vontade de um deus tirano que por força se fará valer sua vontade.

2. Vontade permissiva e soberana:

Esse conceito é extremamente comum e antigo o deus grego permite aos homens fazerem o que querem desde que não interfiram no plano dele logo assim sendo esse deus marioneta como um titre ( pessoa que controla os marionetes) os homens sendo que realmente não existe liberdade. Quando eu acredito que Deus tem uma vontade permissiva e outra soberana logo eu creio em um deus grego.

3. Destino traçado:

Quando nasce ao homem é dado já pelo deus grego um destino traçado onde este vai ser ou não bem sucedido em sua vida conforme o humor do deus grego ao criá-lo e esse conceito aplicado ao cristianismo se torna bem complexo pois se eu creio que está tudo escrito, que o homem já nasce com um destino pronto logo tenho que aceitar que deus faz acepção de pessoas e as que ele não gosta lança no inferno e que a cruz não era para todos e que ele faz panelinha e que liberdade, livre arbítrio, fé, responsabilidade, amor, são inúteis, pois afinal já esta tudo escrito.

4. Beneficio de um povo em detrimento de outro

O deus grego quando agradado pode favorecer um povo em detrimento de outro povo sem levar em conta a vida humana amaldiçoando uns em benefícios de outros, se eu acredito numa teologia racista que diz a África é amaldiçoada por deus ou que deus vai fazer chover só na horta do crente eu acredito em um deus grego

Quando eu creio em um deus grego eu compreendo mal ou simplesmente não compreendo a fé e formo uma visão parcial de Deus e isso me leva a um processo ainda mais critico que é o processo de transformar Deus em um ídolo.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Repensar

Repensar é uma dádiva de Deus aos homens e mais do que isso é a possibilidade que o Pai nos dá de enxergarmos em que direção estamos caminhando!!!
Amado meu convite a você é que voltemos e repensemos nossas vidas, nossos medos, nossa fé para que assim fazendo tenhamos uma mais clara noção da realidade espiritual e humana que estamos propostos a viver.
E minha palavra de hoje nesse retorno também é um convite a quem quer repensar a vida e a fé estarei a partir desta terça feira (26 de maio) as 20 horas na Igreja O Brasil para Cristo de Parque Guarani Rua Flor de Abissínia,235, Parque Guarani, trabalhando o tema " Repensar a vida é também repensar a fé" falaremos sobre Deus, Jesus, Espírito Santo e o homem.
Que Deus abençoe aos queridos e agora retomaremos nossas mensagens diárias para juntos pensarmos e repensarmos a fé...
ao doce Raboni...

terça-feira, 12 de maio de 2009

Poucas Palavras

Tenho trabalhado muito mais ainda sim encontrei um tempo para escrever aos amados e em poucas palavras transmitir aos amado que vale a pena viver, sonhar,lutar, acreditar em Deus, pois nEle somos convidados a sermos escritores de uma nova historia onde Ele o Senhor é o centro de nossas vidas.
Hoje sua vida pode estar bagunçada de pernas para o alto, mas se você colocar sua confiança em Jesus Ele te mostrará um outro caminho que é Ele proprio e por esse caminho sua vida vai tomar um rumo bem diferente e não é que você deixará de ter lutas e problemas muito pelo contrario elas virão com certeza, mas o mais lindo é que o Senhor estará bem presente em cada momento de dificuldade muitas vezes não te livrando delas mas te ensinando a lidar com elas e nisso seu carater vai ser transformado e a medida que o tempo e as lutas forem passando você se tornará mais parecido com Jesus....
ao doce Raboni

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Pensando alto

Algumas vezes me sinto tomado de tristeza, minha alma se angustia em mim e fico meio sem chão, como é ruim sentir o chão faltar sob nossos pés, esses momentos são aqueles que nos fazem refletir sobre a vida e a condição das coisas o quanto nos entregamos a algo sei lá as vezes não é fácil continuar caminhando, mas isso é necessário e dessa forma é que vamos crescendo e amadurecendo, mas mesmo sabendo disto digo que não é bom se sentir triste sei que em meu intimo não sou uma pessoa das mais extrovertidas muito pelo contrario sou bem serio, mas também sinto dor quando fico triste...
Essas poucas palavras são dedicadas aos tristes como eu, cada um tem seu motivo, mas o mais importante é que essa tristeza é apenas passageira pois haverá um dia em que de nossos olhos será limpa toda lágrima e poderemos com Deus estar em verdadeira e profunda alegria...
ao doce Raboni

Limitações

Na jornada de nossas vidas temos muitas vezes que aprender a lidar com situações que não gostamos ou que não queríamos atravessar e algumas vezes esses problemas se manifestam em nossos corpos físicos são as chamadas limitações e essas podem ser das mais diversas como: uma limitação de dor na região da coluna que te impede de fazer força ou uma limitação visual, restrição alimentícia, mal de Parkinson, ausência de algum membro, osteoporose, reumatismo, câncer são inúmeras as limitações que um ser humano pode infelizmente possuir, mas eu quero agora louvar a Deus por você e por sua limitação o apostolo Paulo tinha uma limitação que a bíblia chama de espinho na carne ( 2 Co 12.7) e essa limitação não fez dele mais ou menos homem de Deus e o que eu quero dizer com isso é que pessoas como você meu amado irmão(a) que passam por lutas, mas que ainda continuam crendo e esperando em Deus são seres humanos dignos do maior carinho e respeito possível!!!
Que ao ler essa mensagem o Espírito Santo possa inundar seu coração com um sentimento de que você é especial, pois mesmo com limitações você continua a caminhada, ter limitações não é ter pouca fé para ser curado pelo contrario ter limitações é ter muita fé para mesmo enfermo continuar com Cristo.
A você que mesmo tendo limitações continua caminhando meu carinho e respeito e a você que parou por conta de sua limitação meu apoio para que você retome a caminhada pois em Jesus você pode todas as coisas ( Filipenses 4.13)...
ao doce Raboni...

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Mudando meu jeito de olhar

O texto abaixo se encontra em João 9.1-3
E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença.
E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?
Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.
quando leio essa passagem eu percebo o quanto nós os seguidores de Jesus temos dificuldade para tratar com as dificuldades de nosso próximo, os discípulos quando olham para a condição daquele homem cego de nascença logo emitem um juízo de que alguém havia pecado para que aquela situação estivesse ocorrendo e assim procedem infelizmente muitos dos que estão na igreja quando olham para o sofrimento alheio e sempre trazem um olhar de condenação a aquela vida e fique bem claro que realmente o pecado traz serias consequências ao homem, mas nem tudo é pecado pensemos no caso desse homem a quem Jesus se referiu ele tinha um serio problema e o Mestre disse que o problema não era fruto de pecado.
Quando eu me deparo com o sofrimento alheio eu preciso mudar minha maneira de olhar, necessito me aproximar da pessoa que sofre não com pedras na mão, mas sim com uma escuta generosa que primeiro está disposta a ouvir o outro para entender o que se passa.
Jesus falou que naquele homem se manifestaria as obras de Deus e isso se dá de 3 formas pense comigo:
  1. Ao conversar com a pessoa você pode perceber a causa de seu sofrimento e orar a Deus para Ele venha sobre essa pessoa e assim a pessoa sentira a obra de Deus sendo feita em sua vida e isso pode ser percebido por ela através de uma cura, porta de emprego ou qualquer outro ato da bondade do nosso Deus maravilhoso.
  2. Ao conversar com a pessoa você pode perceber a necessidade dela e você mesmo ser o canal de Deus para abençoar aquela vida quer seja através de uma cesta básica ou medicamento ou mesmo de apenas um abraço e assim essa pessoa sentira através de você que a obra de Deus está sendo feita sobre a vida dela.
  3. Ao conversar com a pessoa você poderá ver se realmente ela esta em pecado e como servo de Deus você em amor poderá aconselhar a pessoa a abandonar o pecado e a se reconciliar com Deus e assim a obra de Deus também se manifestara sobre a vida dessa pessoa.

Mudando nossa forma de olhar para as outras pessoas poderemos ser mais frutíferos na obra de nossa Deus!!! Peça ao Senhor que ele coloque em você e em seu coração a maneira dEle de olhar e assim faremos coisas lindas no nome dEle...

ao doce Raboni...

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Desânimo

O desânimo é um algo pertinente a vida e está bem mais presente em nosso dia a dia do que pensamos ou gostaríamos e esse desânimo se divide em 2 grupos o desânimo que é de causa física que popularmente é conhecido como preguiça e um outro que é o mais preocupante o desânimo na alma, esse tipo de desânimo mirra não só sua força física, mas seu intelecto sua coragem de encarar a vida e mais de servir a Deus, uma pessoa querida me relatava seu desânimo com a igreja, nas palavras dessa pessoa era difícil sair de casa para ir a igreja e voltar da mesma forma que saiu pelo simples fato de não ter conseguido ouvir a voz de Deus na palavra, pois está palavra foi apenas falada de qualquer forma e quando falamos de qualquer forma não é que a pessoa que pregava falou com falta de educação ou algo assim, mas sim que a pessoa falou sem ter conhecimento real sobre aquilo que falava.
Hoje mais que nunca as pessoas tem necessidade de ouvir uma palavra que verdadeiramente venha fundamentada na bíblia pois assim sendo aquele que ouve terá sua vida mudada e transformada não por sabedoria humana mas sim pelo poder da palavra de Deus que é viva e eficaz...
Eu sei que existem dias em que não há em nós força para continuar na igreja, eu sei que existem dias em que dá vontade de largar tudo e simplesmente dizer vou adorar a Deus aqui em minha casa sem ninguém me atrapalhar, eu sei que existem dias em que some nossa vontade de ser crente...
mas é no meio dessa vontade, dessa luta que eu te convido meu amado a mais uma vez respirar fundo e retomar a caminhada da fé, eu sei que tem muita gente fazendo bobeira em nome de Jesus, eu sei que tem muita gente fazendo do Evangelho um grande comercio, eu sei que está difícil encontrar um bom lugar para se congregar, eu sei, eu sei, eu sei eu sei que você meu querido teria todos os motivos para parar mas o doce Mestre ainda e o mesmo, a bondade de Deus ainda é a mesma e eu sei pela palavra dEle que Ele conta com a minha e a sua vida para que Evangelho não caia totalmente em descrédito nós como a palavra declara somos o sal da terra e a luz do mundo e em meio a todo esse desanimo a palavra do doce Raboni a minha e sua vida é "No mundo tereis aflições, mas eu venci o mundo..."
E esse é o desafio mesmo em meio a tudo continuar a caminhar confiando apenas que Ele venceu e que nEle podemos ter o conforto e paz que tanto precisamos para vencer os desânimos da vida!!!
É tempo de apenas continuar...
ao doce Raboni...

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Um dia de trabalho

Jesus certa vez disse aos dicipulos que a seara já estava branca e pronta para ceifa visto que ainda faltavam 3 meses para isso segundo os homens, e quando penso nessa palavra de Jesus eu entendo que o tempo que temos para ir ao encontro das pessoas que ainda não provaram do amor de Deus é pequeno pois a seara já esta branca, as pessoas tem a cada dia acabado mais rápido com suas vidas e por esse fato hoje é o dia em que eu e você meu amado(a) que lê essas linhas temos que ir ao trabalho para que as vidas sejam alcançadas enquanto a tempo para salvação e ai nos perguntamos salvação do que? E eu digo salvação de um mundo sem padrão moral sem vida em si sem virtudes, salvação de ir a condenação sem obter perdão de Deus para suas atitudes e isso só acontece na pessoa bendita de Jesus.
Hoje meus queridos é tempo de irmos ao encontro, pois temos de fato muito pouco tempo e assim sendo não devemos nem podemos desperdiça-lo!!! Que Deus possa te ajudar meu irmão nessa empreitada e vamos juntos cumprir a missão de ceifar para o Reino de Deus!!!
ao doce Raboni...